domingo, 18 de outubro de 2009


A Tecnologia da Informação (TI) é um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer.

2 comentários:

  1. Acompanhando-se a evolução histórica da humanidade, encontram-se duas fundamentais mudanças, a primeira foi primitiva revolução agrícola e a segunda foi a revolução industrial iniciada logo após a invenção da máquina a vapor, tendo como principal conseqüência a substituição do serviço artesanal pela produção em massa das fábricas emergentes.

    “Na era agrária, o potencial humano era ímpeto. O trabalho humano era a energia que limpava a terra, plantava as sementes e alimentava a nação. Na era industrial, a energia barata foi o ímpeto. Ela alimentava altos-fornos, transportava pessoas e aquecia os lares. Quando entramos na era da informação, a informação transforma-se no ímpeto. Agora é a informação, e não o potencial humano ou a energia, que impulsiona novas indústrias.”

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  2. Atualmente, uma outra grande mudança está em curso, provavelmente será apregoada como a terceira grande mudança ou revolução, a chamada “revolução da informação”, como resultado do rápido avanço das tecnologias da informática e das telecomunicações, ou seja a “telemática”. Nos últimos cinqüenta e seis anos, período compreendido entre o lançamento do primeiro computador em 1947, percebe-se uma modificação considerável na forma de armazenamento, processamento e recuperação da informação. Sendo que daqui para frente a perspectiva de mudança estão ainda maiores, mudanças radicais, afetando consideravelmente as organizações e os questionamentos da ciência jurídica.

    A palavra “informação” evidencia sua necessidade pois o ato de verificar significa comparar as informações do que ocorreu com as informações do que foi estabelecido.

    A agilização do fluxo de informações nas organizações é tão importante quanto a cena de um duelo dos filmes do velho oeste onde sobreviverá aquele que for mais “rápido no gatilho”, à medida em que o mundo vai se globalizando, aumenta ainda mais a importância da informação.

    A máquina que veio resolver os problemas da agilização da informação foi o computador, para se ter uma idéia do que representa a agilização da informação pelo computador, temos dois exemplos elucidativos: o censo americano de 1880 demorou oito anos para ser concluído, o resultado da apuração dos votos para presidente americano atualmente é conhecido apenas algumas horas depois de encerrada a votação.

    A informatização também disponibiliza acesso de informações do ambiente externo da empresa no ato, sem necessidade de deslocamento ou perda de tempo. Consiste na redefinição do escritório, que pode ser qualquer lugar, basta um “notebook” e uma linha telefônica.

    Neste contexto a internet é a introdução da “superhigway” (super rodovia da informação), uma rede de fibras ópticas com capacidade de transmissão em altíssima velocidade e um número imenso de ligações servindo para o tráfego de sons, imagens e dados. O objetivo final é servir para conversas telefônicas, imagens de televisão e principalmente, para comunicações entre computadores.

    O desenvolvimento de redes de informação dentro das nações como um todos, terá um impacto tão grande na saúde econômica relativa, no século XXI, quando os sistemas ferroviários e rodoviário tiveram nos séculos XIX e XX.

    Portanto, a revolução da informação está sendo e será definitivamente reconhecida como um marco importante para todas as ciências sociais, e será reconhecida inclusive por mudas as relações de trabalho das organizações e das pessoas.

    O Direito do Trabalho e a Internet

    Passamos agora a adentrar mais na questão que surge com o aparecimento de novas tecnologias, principalmente a internet que liga as distâncias, minimizando as dificuldades antes existentes quando uma empresa ou organização possuía grandes conglomerados espalhados por uma cidade, estado ou país, tornando difícil a comunicação e a padronização nos serviços prestados ou a forma de produção dos produtos.

    Com essa recente evolução o mundo tornou-se pequeno diante do universo de possibilidades que se tem através da internet, podendo haver comunicação com todo o mundo, tanto de forma pessoal como de forma empresarial.

    “As facilidades com que se expõem idéias e imagens e sua rápida, ou porque não dizer instantânea transmissão, implica em conseqüências tanto negativas como positivas, no desenvolvimento psicológico, moral e social das pessoas, na estrutura e no funcionamento da sociedade, na partilha de uma cultura com outra, na percepção e na transmissão dos valores, nas percepções do mundo, nas ideologias e nas convicções religiosas.”

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